Nossa história: o amor fundou uma escola

Filhos são as coisas mais importantes na vida de quem os tem e pratica a vida familiar. Essa prática e esse amor fizeram que eu, José Ayrton, e dois amigos, Valter e Benê, fundássemos o Colégio Monte-Sionense, em 1995, pensando em uma escola para os nossos filhos e os filhos de todas as famílias da cidade de Monte Sião e da região, que comungassem das mesmas preocupações familiares e entendessem a nossa filosofia de escola com um ensino responsável e de qualidade perto de nós.

Em 1995 instituímos o Colégio Monte-Sionense com Ginásio e Colégio (atualmente Ensino Fundamental II e Ensino Médio), alugamos um prédio, selecionamos o melhor método de ensino da época _ OBJETIVO _, formamos o corpo docente e saímos à procura de constituir um corpo discente que viabilizasse o empreendimento. Na época, um amigo, que também era pai, perguntou se a ideia de escola era séria. A resposta foi que sim e com garantia de qualidade de treze anos, uma vez que a criança mais nova dos oito filhos dos fundadores tinha apenas cinco anos de idade, que somados aos treze da garantia, dariam dezoito, idade em que todo aluno está pronto para deixar o Colégio.

Em 1999 nos mudamos para nossa própria sede. Paulatinamente fomos crescendo, alcançando atualmente desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio. Passados os treze anos da “garantia inicial”, a qualidade da escola não só se manteve como também se aperfeiçoou; inovamos e nos aprimoramos a cada ano. Passados vinte e dois anos, nos vimos obrigados a optar pelo novo melhor sistema de ensino disponível e migramos para o SAS, reinventando o nosso colégio.

Em 2021, aos 26 anos de história, eu aposentando, meus filhos, formados neste Colégio, voltam para assumir um compromisso com o que se tornou um projeto de vida da família. Minha filha Letícia assumiu minha cadeira como Diretora Pedagógica, meu filho Fabrício e a minha filha mais nova Larissa assumiram a Direção Financeira do Colégio. Dentre os profissionais gabaritados que trabalham conosco, alguns estão lá desde a fundação da escola, vários são ex-alunos.

Se alguém perguntar: “E a garantia, como fica?”, a resposta será: “foi prorrogada por mais quinze anos, pois minha neta mais nova Maria está no infantil de três anos”. E já tem mais um netinho a caminho, o José. Portanto, hoje não é mais somente a escola dos nossos filhos, mas também dos filhos dos nossos filhos e é indescritível o orgulho de nossos ex-alunos trazendo seus filhos para a escola “do papai, da mamãe”. Com essa garantia, ficamos tranquilos e podemos também compartilhar essa certeza e tranquilidade com todas as famílias que nos confiam a educação de seus filhos.

A escola cresceu, mas continua sendo uma comunidade familiar e de portas abertas para as famílias de Monte Sião, Águas de Lindóia, Lindóia, Ouro Fino, Inconfidentes, Bueno Brandão e todos os pais que queiram usufruir de uma escola que é administrada sob o olhar amoroso dos pais mantenedores, professores, funcionários, colaboradores e amigos.

José Ayrton Labegalini

Fundador do Colégio Monte-Sionense